Na inauguração do Centro de Judô, Brasil vence Itália em todas as lutas

A judoca Mayara Ferreira Oliveira, 20 anos, baiana de Xique-Xique, derrotou, por pontos, a vice-campeã italiana sub-21

O esporte baiano teve dois motivos para comemorar ontem: o primeiro foi a inauguração do moderno Centro Pan-Americano de Judô, com a realização do Desafio Internacional Brasil x Itália; a segunda razão para celebrar foi a vitória de uma baiana logo na primeira luta que abriu as atividades no espaço erguido no lugar do antigo kartódromo, em Ipitanga.

A judoca Mayara Ferreira Oliveira, 20 anos, representante do Vitória/Faculdade Social da Bahia e baiana de Xique-Xique, na região do Vale do São Francisco, derrotou, por pontos, a vice-campeã italiana sub-21, Francesca Posocco, também de 20 anos.

A baiana foi convidada a participar da competição apenas no sábado, após a confirmação de uma lesão na coxa da judoca Eleudis Valentim.

5x0

A segunda vitória brasileira veio com Marcelo Contini, que derrotou Leonardo Casaglia também por pontos. Os três triunfos seguintes brasileiros aconteceram por ippon: Mariana Silva ganhou de Chiara Carminucci; Eduardo Bettoni de Davide Pozzi; e Rochele Nunes de Debora Sala.

As equipes mistas brasileira e italiana vieram sem seus principais atletas, mas isso não afastou o público da inauguração do Centro, já que, segundo a organização, aproximadamente 1,5 mil pessoas foram assistir às cinco vitórias brasileiras. A capacidade do espaço é de 2 mil pessoas.

A técnica da equipe italiana, Laura di Toma, entusiasmou-se com a estrutura: “Este Centro é maravilhoso e certamente na Itália seria impossível ter algo assim. Meus atletas estão impressionados”.

O diretor de marketing e eventos internacionais da  Confederação Brasileira de Judô, Maurício Santos, falou sobre a importância do novo espaço de excelência para o judô nacional: “Foi um grande desafio montar esta estrutura em apenas 11 meses. Mas valeu a pena porque temos agora o espaço mais moderno das Américas, com área de 16 mil m², ginásio climatizado e alojamento para 72 atletas”.

De quarta a domingo, o espaço vai sediar a seletiva nacional para a seleção sub-21, com a participação de judocas de 25 federações estaduais.
FONTE: CORREIO 24 HORAS.